top of page

Em 2013, um ano marcante na política brasileira, também surgiu o Coletivo Papo Reto, nascido da solidariedade diante das chuvas que devastaram o Rio de Janeiro, especialmente o Complexo do Alemão. Vendo 30 casas desmoronarem, um grupo de instituições se uniu para ajudar as famílias afetadas, gerando uma mobilização tão poderosa que foi decidido que: era preciso continuar.

Assim, em 2014, o Coletivo Papo Reto nasceu oficialmente. Impulsionados pela insatisfação com a política de segurança no Rio de Janeiro, desenvolvemos uma forma de destacar a violência estatal. Além de contribuír para investigações, expandimos para a educação, compartilhando conhecimentos sobre direitos humanos em favelas.

 

Hoje, o Coletivo Papo Reto tem uma estrutura sólida, com espaço para aulas e reuniões, fortalecendo a atuação nos direitos humanos e educação nas favelas. O objetivo? Promover direitos humanos usando educação, comunicação, arte e cultura, garantindo que todos nas favelas conheçam seus direitos.

No Coletivo Papo Reto, nossa missão é garantir os direitos dos moradores de favelas, utilizando a incidência, ferramentas de comunicação acessíveis e formação para dar visibilidade à realidade e à memória periférica. Como visão, buscamos ser referência no desenvolvimento de tecnologias e metodologias de comunicação e formação, originando-se nas favelas, para assegurar direitos de maneira eficaz.

Aqui no Coletivo Papo Reto,

vivemos pelos seguintes valores:

  • Empatia

  • Pertencimento

  • Respeito à diversidade

  • Parcialidade perante as injustiças

Nossos Parceiros

Apresentação Institucional Coletivo Papo Reto (3)_edited.jpg

Nosso contato

Obrigado / Thanks

bottom of page