POR QUE ALEMÃO  (7).png

O antirracismo.lab é uma realização do Coletivo Papo Reto que tem como foco compartilhar ferramentas, para fomentar novas lideranças jovens no Complexo do Alemão, com letramento em política antirracista.

 

Apoiado pela Ford Foundation, tem como objetivo engajar essas novas lideranças a partir do compartilhamento de conteúdos que irão estartar consciência crítica, estratégias de comunicação e formação de rede numa ótica antirracista, de direitos e construção de perspectivas futuras.

 

As metodologias e ferramentas do Antirracismo.Lab tem como inspiração a ESPOCC - Escola Popular de Comunicação Crítica (desenvolvido pelo Observatório de Favelas). Acreditamos que esse projeto servirá de guia para quem deseja se engajar no seu território e participar diretamente da construção de ações que possam melhorar a realidade local tendo o antirracismo como ponto de partida de suas ações.

POR QUE ALEMÃO  (6).png

Educação favelada: o direito à favela

 

Desde 2014 o Coletivo Papo Reto vem trabalhando a comunicação para denunciar violações de direitos humanos dentro do Complexo do Alemão e  jogando luz sobre assuntos relevantes que acontecem dentro da favela. Colocando o foco sobre esses assuntos no Complexo do Alemão foi possível disputar direitos, encontrar potências e lutar por recursos para a favela. 

 

Acreditamos que a comunicação é um direito que ajuda a disparar outros direitos. Por esse motivo, multiplicar as ferramentas de comunicação é imprescindível para o pleno direito à cidadania favelada.

 

O Fala Cria é um projeto que pretende reunir jovens do Complexo do Alemão para discutir cidadania favelada e as ferramentas de comunicação para disputar a favela. O Fala Cria discutirá e fomentará o direito favelado.

POR QUE ALEMÃO  (8).png

As oficinas e encontros que acontecem no Espaço Papo Reto tem como principal objetivo abrir possibilidades de conhecimento em diferentes campos para as moradoras e moradores de favelas. Nosso foco é utilizar a educação, comunicação, arte e cultura como ferramentas para garantir que todas as pessoas moradoras de favelas e periferias tenham conhecimentos diversificados para garantias plenas de sociedade.

 

De estudos de milhas, passando por oficinas de serviços de estéticas até encontros formativos com especialistas em empreendedorismo, artes cênicas e audiovisual.

 

No Espaço Papo Reto, as possibilidades são inesgotáveis. Você pode fazer parte também. Vamos?